O 10º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI 2021 e o 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação – CONGIC 2021 estão sendo organizados pela Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI e pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Com o conceito “Conexões”, esta edição, excepcionalmente por conta do momento pandêmico, será realizada de forma virtual e acontecerá entre os dias 18 e 22 outubro de 2021.
De caráter científico e periodicidade bienal, estes eventos objetivam a discussão e reflexão sobre o design da informação no Brasil e em âmbito internacional. Eles tratarão dos seguintes eixos temáticos em design da informação:
Cada edição do Congresso conta com conferências onde participam profissionais/pesquisadores que possuem contribuições relevantes na área de Design.
Nos congressos anteriores (Recife, 2003; São Paulo, 2005; Curitiba, 2007; Rio de Janeiro, 2009; Florianópolis, 2011; Recife, 2013; Brasília, 2015; Natal, 2017 e Belo Horizonte, 2019) estiveram presentes vários pesquisadores importantes na área de Design da Informação e áreas afins, dentre eles:
David Sless, Universidade Nacional Australiana, Austrália (2003);
Michael Twymann, Universidade de Reading, Reino Unido (2003);
Sue Walker, Universidade de Reading, Reino Unido (2003);
Bernard Darras, Universidade de Paris 1 Pantheon-Sorbonne, França (2003/2015);
Phil Baines, Central Saint Martins/UAL, Reino Unido (2005);
Maria Gonzalez de Cossio, Universidade Autônoma Metropolitana, México (2005);
Paul Mijksenaar, TUDelft, Paises Baixos (2005);
Patricia Wright, Universidade de Cardiff, Reino Unido (2005);
Yuri Engelhardt, Universidade de Amsterdam, Países Baixos (2009);
Karen Schriver, Center for Plain Language, EUA (2009);
Catherine Dixon, Central Saint Martins/UAL, Reino Unido (2011);
Karel van der Waarde, Universidade Avans de Ciências Aplicadas, Países Baixos (2011);
Jorge Frascara, Universidade de Alberta, Canadá (2013);
Richard E. Mayer, University da Califórnia, Santa Barbara, EUA (2013);
Aaron Marcus, Aaron Marcus & Associates, EUA (2013);
Guilhermina Noël, Frascara-Noel Communication Design, Canadá (2013);
Peter Simlinger, IIID e Information Design Journal, Áustria (2013);
Sílvio Meira, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (2013);
Carla Spinillo, Universidade Federal do Paraná, Brasil (2013/2017);
Marcos Braga, Universidade de São Paulo, Brasil (2015);
Teal Triggs, Royal College of Art, Reino Unido (2015);
Fernanda Viegas, Grupo de pesquisa “Big Picture” Google, EUA (2015);
Priscila Farias, Universidade de São Paulo, Brasil (2017);
Solange Coutinho, Universidade Federal do Pernambuco, Brasil (2017);
Francisco Providência, Universidade de Aveiro, Portugal (2017);
Nigel Holmes, Nigel Holmes Explanation Graphics, EUA (2019);
Juan Shakespear, Diseño Shakespear, Argentina (2019);
Gustavo Soares, Academia Tipográfica, Brasil (2019).
Artigos cujas contribuições principais evidenciem aspectos e questões do design da informação relacionados à produção e utilização de tecnologia em ambientes físicos ou virtuais. Estudos em áreas como: visualização digital de dados, design de jogos digitais, animação, transmídias, realidade virtual e aumentada, design para experiência digital, design e avaliação de interfaces, e outros temas relativos a este eixo temático. Aspectos de gestão e inovação tecnológica, no escopo do Design da Informação, também são bem-vindos em artigos neste eixo temático.
Artigos cujas contribuições principais evidenciem aspectos e questões do Design da Informação relacionados à eficiência dos processos comunicacionais. Investigações enfocando sistemas de wayfinding analógico e digital, design editorial, visualização de dados, design de instruções, análise gráfica, sistemas de signos, cartografia, narrativas sequenciais, animação, cinema e outros temas relativos a este eixo. Aspectos de gestão e inovação de processos comunicacionais, no escopo do Design da Informação, também são bem-vindos em artigos neste eixo temático.
Aspectos e questões referentes ao papel do design da informação na educação. Estudos sobre: inserção do Design na educação em seus diversos níveis, ensino do Design da Informação, métodos e abordagens de ensino/aprendizagem numa perspectiva do Design da Informação, artefatos didáticos/instrucionais, currículos de graduação e pós-graduação em Design e outros temas relativos a este eixo. Aspectos de gestão e inovação em educação no escopo do Design da Informação são bem-vindos em artigos neste eixo temático.
Artigos cujas contribuições principais evidenciem aspectos e questões relacionados a produções, discussões críticas, éticas e sociais do Design da Informação em áreas como: design vernacular, produção artesanal, design participativo, acessibilidade, design ativista (advocacy), estudos de gênero, antropologia no design. Outros campos e temas que relacionam sociedade com design da informação também podem se enquadrar neste eixo. Aspectos de gestão e inovação sociais, no escopo do Design da Informação, também são bem-vindos em artigos neste eixo temático.
Abordagens e contribuições teóricas e históricas ao Design da Informação. Teorias, filosofia e semiótica aplicados ao Design da Informação, pesquisas sobre taxonomias, modelos e métodos, bem como sobre pioneiros, precursores e primórdios do Design da Informação, memória gráfica, patrimônio brasileiro e resgates históricos enquadram-se neste eixo temático.
Artigos cujas contribuições principais evidenciem aspectos e questões relacionados à eficácia comunicacional de sistemas informacionais relacionados à saúde e ao bem-estar, sejam eles analógicos ou digitais, sob a perspectiva do Design da Informação. Estudos transversais aos demais eixos, aplicados diretamente na área de saúde e bem-estar social, que englobam públicos e ambientes diversos enquadram-se neste eixo temático. Aspectos de gestão e inovação em saúde, no escopo do Design da Informação, são bem-vindos em artigos neste eixo temático.
Artigos cujas contribuições principais evidenciem aspectos e questões do design da informação relacionados à produção e utilização de tecnologia em ambientes físicos ou virtuais. Estudos em áreas como: visualização digital de dados, design de jogos digitais, animação, transmídias, realidade virtual e aumentada, design para experiência digital, design e avaliação de interfaces, e outros temas relativos a este eixo temático. Aspectos de gestão e inovação tecnológica, no escopo do Design da Informação, também são bem-vindos em artigos neste eixo temático.
Artigos cujas contribuições principais evidenciem aspectos e questões do Design da Informação relacionados à eficiência dos processos comunicacionais. Investigações enfocando sistemas de wayfinding analógico e digital, design editorial, visualização de dados, design de instruções, análise gráfica, sistemas de signos, cartografia, narrativas sequenciais, animação, cinema e outros temas relativos a este eixo. Aspectos de gestão e inovação de processos comunicacionais, no escopo do Design da Informação, também são bem-vindos em artigos neste eixo temático.
Aspectos e questões referentes ao papel do design da informação na educação. Estudos sobre: inserção do Design na educação em seus diversos níveis, ensino do Design da Informação, métodos e abordagens de ensino/aprendizagem numa perspectiva do Design da Informação, artefatos didáticos/instrucionais, currículos de graduação e pós-graduação em Design e outros temas relativos a este eixo. Aspectos de gestão e inovação em educação no escopo do Design da Informação são bem-vindos em artigos neste eixo temático.
Artigos cujas contribuições principais evidenciem aspectos e questões relacionados a produções, discussões críticas, éticas e sociais do Design da Informação em áreas como: design vernacular, produção artesanal, design participativo, acessibilidade, design ativista (advocacy), estudos de gênero, antropologia no design. Outros campos e temas que relacionam sociedade com design da informação também podem se enquadrar neste eixo. Aspectos de gestão e inovação sociais, no escopo do Design da Informação, também são bem-vindos em artigos neste eixo temático.
Abordagens e contribuições teóricas e históricas ao Design da Informação. Teorias, filosofia e semiótica aplicados ao Design da Informação, pesquisas sobre taxonomias, modelos e métodos, bem como sobre pioneiros, precursores e primórdios do Design da Informação, memória gráfica, patrimônio brasileiro e resgates históricos enquadram-se neste eixo temático.
Artigos cujas contribuições principais evidenciem aspectos e questões relacionados à eficácia comunicacional de sistemas informacionais relacionados à saúde e ao bem-estar, sejam eles analógicos ou digitais, sob a perspectiva do Design da Informação. Estudos transversais aos demais eixos, aplicados diretamente na área de saúde e bem-estar social, que englobam públicos e ambientes diversos enquadram-se neste eixo temático. Aspectos de gestão e inovação em saúde, no escopo do Design da Informação, são bem-vindos em artigos neste eixo temático.
Organização geral 10º CIDI + CONGIC 2021
Almir Mirabeau
Kelli C.A.S. Smythe
Julia Giannela
Rafael de Castro Andrade
Carla Spinillo UFPR
Luciane Fadel UFSC
Priscila Farias USP
Solange Coutinho UFPE
Juliana Bueno UFPR
Kelli C.A.S. Smythe UFPR
Carla Galvão Spinillo UFPR
Carolina Calomeno Machado UFPR
Fabiano Miranda Uninter
Naotake Fukushima UFPR
Márcia Alves Unicuritiba
Marco Mazarotto UTFPR
Michelle Aguiar UP
Waleska C. S. Pacheco Unicuritiba
André Schlemmer UFPR
Bolívar Escobar UFPR
Camila Lima UFPR
Christopher Hammerschmidt UFPR
Dominique Adam UFPR
Edilson Reis UFPR
Emilia C. P. Sanches UFPR
Ettore Tasca UFPR
Grace M. C. Sampaio UFPR
Larissa U. Mazza UFPR
Luciana Bertoso UFPR
Marluce Reque UFPR
Reinaldo P. de Moraes UFPR
Caroline R. Lima DG UFPR
Diovana Mazur DG UFPR
Mariana Lukasinski DG UFPR
Fernanda C. do Amaral DG UFPR
Kelli C.A.S. Smythe UFPR
Rafael de Castro Andrade UP/UFPR
Matheus Cezarotto NMSU (EUA)
Christopher Hammerschmidt
UFPR
Barbara Emanuel UFF
Ricardo da Cunha Lima UFPE
Karel van der Waarde Swinburne University (AUS)
Cláudio H. Silva UNISUL
Rafaella Peres UFMS
Emanuela Bonini Lessing Università Iuav di Venezia (ITÁLIA)
Stephania Padovani UFPR
Renata Cadena IFPB
Jeanne-Louise Moys University of Reading (UK)
Rodrigo Pessoa Medeiros IFPB
Mauro Pinheiro UFES
Isabel Meirelles OCAD (CANADÁ)
Matheus Cezarotto NMSU (EUA)
Fátima Finizola UFPE
Patrícia Amorim ESPM/USP
Catherine Dixon University Arts London (UK)
Claudia Mont’alvão PUC-RJ
Carla Spinillo UFPR
Tatiana de Trotta UTFPR
Michelle Aguiar UP