F.A.Q.

SUBMISSÃO

1 – Haverá prorrogação no prazo de submissão?

Não, o prazo final para submissão dos artigos será 15 de maio de 2021.

 

2 – Em qual modalidade submeto meu artigo para o CIDI 2021?

Para resultados de pesquisas concluídas você pode submeter seu artigo na modalidade de publicação completo (full paper). Os artigos deverão conter mínimo de 2.500 e máximo de 5.000 palavras, com tamanho arquivo máximo de 10 megabytes.

 

Já para resultados parciais de pesquisas em andamento você deve submeter na modalidade artigo resumido. Os artigos deverão conter mínimo de 1.500 e máximo de 3.000 palavras, com tamanho arquivo máximo de 5 megabytes.

 

3 – Em qual modalidade submeto meu artigo para o CONGIC 2021?

No CONGIC você deve submeter artigo  na modalidade artigo resumido, tanto para resultados de pesquisas concluídas quanto para resultados parciais de pesquisas em andamento. Lembrando que os artigos deverão conter mínimo de 1.000 palavras e máximo de 2.000 palavras, com tamanho arquivo máximo de 5 megabytes.

 

4 – Tem diferença na modalidade de submissão e de apresentação?

Sim. Quando você submete um artigo, caso ele seja aprovado, ele será publicado integralmente como um artigo completo. Já a modalidade de apresentação está vinculada à classificação dos artigos após a avaliação. Pesquisas concluídas geralmente possuem apresentação oral, mas nessa edição remota, podem também ser orientadas a realizar a apresentação no formato pôster digital.

 

5 – Posso escolher a modalidade de apresentação de artigo /ou/ Como sei qual será minha modalidade de apresentação?

A modalidade de apresentação está vinculada à classificação dos artigos após o processo de avaliação. Assim, os resultados quanto à modalidade de apresentação serão enviados após o período de divulgação dos artigos aprovados.

 

6 – Qual é o limite de autores em um artigo para submissão no CIDI + CONGIC 2021?

Não há limite para o número de autores. No entanto, no processo de seleção dos melhores artigos para Infodesign ou edição especial em inglês, será considerado o limite máximo de quatro autores. Essa informação encontra-se especificada no documento “Modelo para Submissão de Artigos” que fornece as diretrizes do CIDI, e está disponível no site do evento.

 

7 – Resumo e abstract são elementos obrigatórios para submissão mesmo em artigos resumidos? Esses elementos também são contabilizados no limite de palavras dos artigos?

 

Sim. Independente da modalidade de artigo  resumo e abstract são elementos obrigatórios, e devem ser contabilizados no número de palavras permitido em cada modalidade (artigo completo ou resumido) do CIDI ou resumido do CONGIC. Informações completas sobre os elementos constituintes do artigo podem ser visualizados nas  diretrizes de submissão no documento “Modelo para Submissão de Artigos”.

 

8 – Qual deve ser a estrutura do artigo?

São sugeridos como elementos estruturais: Introdução (e.g. contextualização, problema, objetivo, referencial teórico), Metodologia (e.g. técnicas, instrumentos de coleta e análise de dados, procedimentos), Resultados/Discussão, Conclusão/Considerações finais e Referências. Esses elementos podem variar adequando-se ao tipo de pesquisa realizada. Confira algumas sugestões para produção de artigos em: https://cidi2021.sbdi.org.br/submissoes/#orientacoes

 

9 – Participar do comitê científico como avaliador de artigos do CONGIC me impede de submeter artigo para o CIDI?

Não. O processo de avaliação é gerenciado de acordo com os eixos temáticos com diferentes coordenadores (chairs). Deste modo há um controle para não haver conflito de interesses entre autor e avaliador.

 

10 – Posso submeter artigos oriundos de pesquisas feitas em matérias da graduação?

 

Sim. Desde que contenham a estrutura solicitada, os resultados das pesquisas em nível de graduação poderão ser submetidos ao CONGIC. 

 

PUBLICAÇÃO

11 – Onde e quando os artigos aprovados serão publicados?

Os artigos aprovados serão publicados nos anais do evento disponibilizados pela editora Blucher a partir do dia 18 de outubro de 2021.



12 – Os anais/proceedings do CIDI possuem algum tipo de indexação?

Os artigos publicados nos anais terão um DOI (Digital Object Identifier) codificação que permite que o artigo seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web e estão indexados em bases como CrossRef e Google Scholar, com possibilidade de vincular os artigos diretamente ao CV Lattes.

https://www.proceedings.blucher.com.br/how-to-publish/76

 

13 – Existe um limite máximo de artigos que serão aprovados?

 

Pode variar. Os artigos serão aprovados de acordo com a qualidade científica e dentro do que a programação do evento comporta.

 

PAGAMENTO

14 – Qual a taxa total para submissão de artigo?

O valor para submissão de cada artigo é R$35,00, a serem pagos antes de realizar a submissão (veja mais em https://cidi2021.sbdi.org.br/submissoes/# ).

 

15 – Como efetuo o pagamento da submissão?

O pagamento deve ser realizado no ato da submissão na plataforma Even3, o pagamento pode ser realizado via cartão de crédito, PIX ou boleto bancário.

 

16 – Até quando posso pagar o valor da taxa de submissão?

Os pagamentos efetuados por cartão de crédito podem ser realizados até o dia 15/05/2021, data limite para submissão. Para pagamento via boleto o prazo máximo para efetuar o pagamento da submissão (compra de crédito) é 12/05/2021, isso porque os pagamentos via boleto demoram 3 dias para compensar.

 

17 – Tenho vários artigos para submeter, como efetuo o pagamento?

Para cada submissão deverá ser efetuado um pagamento, que vai liberar o acesso para submissão de um artigo. Você receberá um e-mail de confirmação.

 

 18 – Preciso de um recibo para comprovar o pagamento da minha inscrição no evento, como consigo?

O comprovante pode ser acessado pela plataforma Even3 (onde foi realizada a inscrição) seguindo as instruções listadas no tutorial disponível neste link.

OUTRAS

19 – Preciso de um comprovante de que meu artigo foi aceito, onde o consigo?

Você pode utilizar a comunicação enviada por e-mail que menciona que seu artigo foi aprovado. Caso sua instituição exija outro tipo de comprovação, entre em contato com cidi@sbdi.org.br que lhe enviaremos uma carta de aceite.

 

20 – Quantos artigos dos quais eu sou autor/a ou co-autor/a eu posso apresentar?

Cada inscrição no evento dá direito à publicação e apresentação de até dois artigos. Caso tenha mais artigos aprovados deverá ser realizado o pagamento de uma nova inscrição em seu nome ou no nome dos co-autores. Essa nova inscrição dará direito a mais 2 publicações/apresentações.

 

21 – Posso pedir para outra pessoa apresentar o artigo no meu lugar?

Como nesta edição (2021) o evento será totalmente remoto, os autores serão solicitados a enviarem um vídeo de suas apresentações. 

 

22 –  Não tenho título de mestre ou doutor, posso ser avaliador do CIDI ou CONGIC?

 

Não. Os requisitos mínimos para ser avaliador do CONGIC é ter título de mestre e para o CIDI ter o título de doutor.