Programação

Em breve

Workshops

Para se inscrever nos workshops você deve estar inscrito no CIDI.  Na área do participante no sistema Even3 você deve procurar a guia Programação e realizar a inscrição no workshop desejado. 

Os workshops serão realizados no dia 18 de outubro das 13h30 às 15h30. A inscrição em cada workshop tem o valor de R$60,00*

*Isento para associados da SBDI.

Para mais informações você pode consultar a ajuda no site do sistema Even3.

Vagas limitadas

O storytelling visual: Infografia

Data: 18/10/2021 das 13h30 às 15h30

Vagas: 20 participantes

Requisitos: O aluno deve habilitar uma conta gratuita no
CANVA (https://www.canva.com/) , o que pode ser feito com o Facebook ou um email de validação

Sobre o workshop

O aluno terá um contexto sobre a história e os fundamentos da infografia, com uma abordagem crítica e focada em exemplos práticos. A ideia central do workshop é fomentar a alfabetização visual dos alunos no universo dos infográficos, principalmente nos veículos de comunicação de massa. As habilidades de alfabetização visual capacitam o aluno a compreender e analisar os componentes contextuais, culturais, éticos, estéticos, intelectuais e técnicos envolvidos na produção e no uso de materiais visuais. Um indivíduo visualmente alfabetizado é um consumidor crítico de mídia visual e um contribuinte competente para um corpo de conhecimento e cultura compartilhados.

Sobre o ministrante

Formado em Desenho Industrial com foco em Programação Visual, Rubens Paiva trabalhou criando infográficos em jornais como o Correio Braziliense, Folha de SP e Estadão, além de ser colaborador da Editora Abril e da Editora Globo, em revistas como a Superinteressante, Mundo estranho, Aventuras na História e Galileu. No jornal O Globo foi Editor de Arte, coordenando todos os projetos visuais do impresso e do online entre 2014 e 2019.

Workshop da escrita Gótica

Data: 18/10/2021 das 13h30 às 15h30

Vagas: 40 participantes

Requisitos:  Confira a lista de materiais necessários ne descrição do workshop

 

Sobre o workshop

Nesta oficina os inscritos terão um contato básico com a escrita Gótica Textura Quadrata. Irão aprender a técnica básica da versão minúscula desta escrita, por meio do contexto histórico, apresentação de ferramentas e materiais, breve explicação da técnica (métrica, ângulos e traços básicos construtivos) e prática. Ao final terão aprendido um pouco e caligrafado esta escrita medieval que desde o século XIII encanta e ilustra muitos materiais gráficos. O conhecimento de uma escrita histórica permite-nos conhecer e esboçar uma compreensão dos diversos caminhos que a escrita ocidental tomou, desde a Antiguidade Clássica. Focando ora na legibilidade e no entendimento dos signos da escrita – as letras e palavras – e, ora na estética da mancha gráfica e dos ornamentos, das próprias letras ou de seus complementos decorativos. E sempre condicionada por questões como disponibilidade de materiais e tipos de instrumentos, conhecimento técnico e sempre influenciada pelo contexto sócio-cultural da época e lugar.

Materiais 

• Régua
• Lápis
• Pena – quanto mais larga melhor (de 6mm a 15mm) – opções:

– Dois lápis grudados com elástico ou fita adesiva
– palito de sorvete com um corte reto na ponta
– pena quadrada caseira: https://youtu.be/a2o0gULRcW8 
https://youtu.be/gbe4bsoqTTk
– pena quadrada (Speedball, Leonardt ou outra)
– caneta Parallel Pen Pilot

 

 

• Papel – de preferência folha A3 ou maior (pode ser A4) – opções:

– Triplex
– Sulfite 120g/m2 ou mais
– Canson 180g ou mais
– Craft

• Tinta – opções
– nanquim
– aquarela líquida (Ecoline ou Aqualine)
– gouache diluído
– extrato de nogueira

Sobre o ministrante

Graduação em Design Gráfico pela UFPR (2006) e mestrado em Design pela mesma Instituição (2010). Professor nos cursos de Design de Moda, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda na Universidade Tuiuti do Paraná. Professor de tipografia em cursos superiores desde 2011. Idealizador da Academia do Traço, mentoria, cursos e programas de caligrafia, lettering e tipografia.

Você sabia? Projeto gráfico
de boletins corporativos

Data: 18/10/2021 das 13h30 às 15h30

Vagas: 40 participantes

Requisitos: Os alunos deverão providenciar folhas de papel A4, lápis, borracha, lápis de cor, régua, revistas para recorte e tesoura ou coletar referências na web.

Sobre o workshop

O workshop visa apresentar as etapas da concepção de um projeto gráfico, abordando aspectos específicos do design de boletins e publicações corporativas. Busca ressaltar a importância do planejamento na criação, enfatizando que design é muito mais conceito e projeto que estética e softwares.

Sobre o ministrante

Carla Piaggio considera um prazer contribuir para difundir bem informação e cultura através do seu trabalho. É designer gráfica e editorial, graduada pela Universidade do Estado da Bahia, com Master em Produção Editorial pela Università di Verona, Itália. Atua há mais de 16 anos com comunicação corporativa e publicações. Colabora regularmente com agências de comunicação e empresas de diversos portes. Empreendedora, com rede de colaboradoras majoritariamente feminina. Membro do núcleo PretADG na ADG Brasil. Júri de Design Editorial no Brasil Design Awards 2021. Ministra oficinas e palestras sobre design e mentorias de empreendedorismo. www.carlapiaggio.com.br

Introdução ao Visual Sensemaking

Data: 18/10/2021 das 13h30 às 15h30

Vagas: 32 participantes

Requisitos: Não é preciso saber desenhar. O participante precisa poder falar (ter microfone), webcam seria muito bom (mas se você não tiver uma, não é impedimento). Ter papel e lápis à mão.

Sobre o workshop

O workshop combina visualização de dados, comunicação visual e pensamento estratégico para a construção de narrativas envolventes e voltadas à colaboração e à inovação por meio do uso eficiente dos recursos visuais. O participante conhecerá um pouco sobre o conceito de Visual Sensemaking e desenvolverá, na prática, letterings e metáforas visuais com o objetivo de gerar significado e valor.

Sobre o ministrante

Doutor em Design pela PUC-Rio e com mais de 20 anos de experiência profissional em diversas empresas no Brasil, Portugal e Estados Unidos. Como consultor, docente e facilitador, desenvolve projetos e pesquisas nas áreas de planejamento estratégico e inovação com ênfase em processos de criação, construção narrativa, percepção de valor e gestão de projetos de design. Em 2015 foi nomeado Embajador del Diseño Latino pela Universidad de Palermo, Argentina.