Envie sua apresentação

A dinâmica das apresentações contará com a exibição de vídeos seguida de discussão, ao vivo,  entre autores e participantes do evento. Desta forma, será possível uma melhor condução e garantia de apresentação, mesmo com eventuais problemas de conexão.

Guias de apresentação

Os artigos serão apresentados em duas modalidades de “ORAL” e “PÔSTER DIGITAL” 
e deverão seguir as orientações e templates disponibilizados. 

No guia de apresentação dos trabalhos são disponibilizadas informações sobre tempo, estrutura e formato da apresentação. Verifique as orientações de acordo com a modalidade ao qual você foi aprovado (Oral ou Pôster Digital). 

Baixe aqui os Guias de orientação:

Templates

As apresentações deverão seguir o template disponibilizado pelo evento. 

Baixe aqui o template para utilizar na apresentação do artigo.

Cessão de direitos

Além do vídeo de apresentação, os autores deverão preencher, assinar e enviar o Termo de Cessão de direitos (Copyright) para que os artigos possam ser publicados nos anais do evento. 

Baixe aqui o termo de cessão

Atenção para os prazos

Os vídeos e termos de cessão de direitos deverão ser enviados até 12 de setembro
de 2021
.

Nomenclatura dos arquivos

Nomear o arquivo conforme o evento:

NúmeroDoArtigo_NomeDoEixoTematico_CIDI2021
ou NúmeroDoArtigo_NomeDoEixoTematico_CONGIC2021

E.g. 363636_EixoComunicacao_CONGIC2021

Envio dos vídeos

Salvar o arquivo em um drive virtual (e.g. Google drive) e enviar o link* do vídeo para: videos.cidi@sbdi.org.br, inserindo no assunto do e-mail “vídeo_no do artigo”.
E.g. vídeo_363636

* Não esqueça de deixar o link com acesso público para leitura.

Publicações nos anais e datas

Lembramos que:

1) A publicação nos anais será como artigo e não como resumo, independente da modalidade de apresentação durante o evento (oral ou pôster);

2) Cada autor inscrito terá direito a publicação de até dois artigos nos anais.

Atenção!

Só serão publicados nos anais os artigos aprovados que tiverem, pelo menos um
dos autores, inscritos no evento. 

DATAS IMPORTANTES

Atenção!

Lembramos que:

1) A publicação nos anais será como artigo e não como resumo, independente da modalidade de apresentação durante o evento (oral ou pôster);

2) Cada autor inscrito terá direito a publicação de até dois artigos nos anais.

Contador de prazos
Dias para o início do 10º CIDI

Envie seu artigo revisado

Aqui são apresentadas orientações sobre produção e submissão de artigos, informações sobre acessibilidade, datas, templates para o 10º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI 2021 e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação – CONGIC 2021.

Links Rápidos

Correções dos artigos

Os autores que receberam a avaliação com o status APROVADO COM RESSALVAS devem realizar as alterações solicitadas pelos avaliadores e submeter através do seu cadastro no Even3, o arquivo final revisado, IDENTIFICADO. Também deverão enviar uma cópia do mesmo arquivo, com sinalização (e.g. marcador de texto (highlight) e comentários sobre as partes que foram alteradas), conforme solicitação dos avaliadores. O arquivo final identificado deverá ser anexado no Even3, no campo “Trabalho revisado Identificado” e o arquivo com as alterações sinalizadas deverá ser anexado no campo “Trabalho revisado sem identificação”.

"Trabalho revisado com identificação" no Even3

Imagem de exemplo do arquivo final revisado.

"Trabalho revisado
sem identificação" no Even3

Imagem de exemplo do arquivo final revisado com sinalização das correções.

Guia de Acessibilidade

Pensando que os artigos aprovados serão disponibilizados digitalmente nos anais do evento, preparamos um Guia de Acessibilidade para autores do CIDI + CONGIC 2021. Os artigos que cumprirem as dicas de formatação deste Guia receberão o selo de Acessibilidade CIDI+CONGIC!

Baixe o Guia de Acessibilidade para autores do CIDI + CONGIC 2021 e aplique as recomendações apresentadas. Para os artigos “Aprovados com Ressalva”, após submeter o arquivo na plataforma Even3, preencha formulário de notificação/submissão de artigo acessível. Já para os que foram “Aprovados”, que não têm obrigatoriedade de realizar correções, também devem preencher o formulário e anexar o artigo formatado para ser acessível. Nossa equipe irá realizar a verificação e inserção do selo para publicação nos anais. A notificação/submissão via formulário, deverá ser realizada até 26 de julho de 2021.

Acesse o formulário de notificação de artigo acessível
no botão abaixo.

Faça o download do
guia no link abaixo.

Modelos / Templates

Estes modelos buscam servir de referência e auxiliar os autores a prepararem o artigo e a apresentação para os eventos conjuntos 10º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI 2021 e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação – CONGIC 2021.

Modelo para submissão de artigos

Modelo para
apresentações

Os modelos e procedimentos de apresentação serão disponibilizados em breve.

Diretrizes de submissão

Modalidades de Submissão

Para o 10º CIDI+CONGIC 2021 serão aceitas submissões de trabalhos nas seguintes modalidades:

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Adesão aos eixos temáticos

Os trabalhos deverão se encaixar nos seguintes eixos temáticos: (a) Comunicação; (b) Educação; (c) Saúde; (d) Sociedade; (e) Tecnologia e (f) Teoria e História. Destaca-se que a perspectiva do Design da Informação deverá ser evidenciada nos trabalhos.

Veja mais informações sobre os eixos temáticos aqui

Critérios de Avaliação

Os artigos deverão ter em seu escopo a perspectiva do Design da Informação sobre os objetos estudados ou perspectivas de outras áreas que tragam contribuições significativas ao incremento do campo do Design da Informação, deixando evidenciadas as relações existentes.
Apresentação

Clareza do texto, coesão e coerência da estrutura, construção lógica dos argumentos, precisão no uso de conceitos e referências e qualidade das imagens – gráficos, quadros, tabelas e atendimento às diretrizes de formatação do congresso

Originalidade e relevância

Considerando a perspectiva do Design da Informação no eixo submetido.

Estrutura

Introdução (e.g. contextualização, problema, objetivo, referencial teórico), Metodologia (e.g. técnicas, instrumentos de coleta e análise de dados, procedimentos), Resultados/Discussão, Conclusão/Considerações finais e Referências.

Confira sugestões para seu artigo.